quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PERFIL DO GRUPO


O nosso grupo é formado por seis pessoas. Somos amigos, e somos diferentes em muitos aspectos, mas o que temos em comum é vontade e a coragem de buscar o queremos e o que achamos que é importante para nossas vidas.''Através de todos as coisas que julgamos impossíveis, sempre existe uma que nos faz ter esperança e é através delas que lutamos por aquilo que queremos conquista''.

Maleficios da Tecnologia

.
DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA
Hoje em dia, estamos passando por um período de renovações constantes, principalmente quando o assunto é tecnologia; caminhando ao lado da globalização, os desenvolvimentos tecnológicos vem nos proporcionando cada vez mais facilidades a cada dia que passa, nos dias de hoje você pode desde fazer compras até depositar dinheiro em sua conta corrente sem nem mesmo "levantar da cama". Isso deveria representar um grande avanço na história e nada mais que isso, porém, com isso as pessoas estão tendendo a se tornar cada vez mais sedentarias, milhões são os cadastrados nos mais diversos sites de relacionamentos pelo mundo todo, hoje se tornou mais conveniente conversar com seus amigos pelo orkut ou pelo messenger do que comunicar pessoalmente com as pessoas; se tornou muito mais fácil você pedir suas compras via internet, com isso você acaba perdendo a oportunidade de caminhar até uma loja por exemplo ( caminhadas são um dos melhores exercícios para o coração, artérias e proporciona um auxílio significativo na perda de peso).
.
MALEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NA NATUREZA
.

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre, principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.



Fonte: http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/internet-a-tecnologia-na-defesa-do-meio-ambiente-698.asp acessado em 19/11/08 ás 15h42

Benefícios da Tecnologia

.
TECNOLOGIA NO TRÂNSITO




A tecnologia ganha cada vez mais espaço na sociedade e na vida das pessoas.
No trânsito, ela tem um papel fundamental quando o assunto é salvar vidas.
Graças aos radares, às lombadas eletrônicas e outros meios tecnológicos
utilizados no trânsito brasileiro que muitas vidas são salvas.


O Brasil é o pioneiro na tecnologia para o trânsito. Foi Curitiba a primeira cidade
que desenvolveu e utilizou a lombada eletrônica como auxiliar na fiscalização e na
redução de acidentes de trânsito. Desde o início da utilização dos radares, há sete
anos, a capital paranaense teve uma redução de 40% no número de acidentes.
O Paraná conta com semáforos sincronizados que auxiliam no fluxo de veículos.
Os radares eletrônicos juntamente com as lombadas eletrônicas controlam a
velocidade máxima permitida nas vias públicas. Em alguns estados do Brasil,
como São Paulo, é possível identificar todos os dados do veículo pela placa no
exato momento da infração. Esta tecnologia permite averiguar a situação de
débitos, bloqueios e até furto do veículo. A Revista Detrânsito destaca o uso que
se faz hoje das novas tecnologias em nossas cidades.





Fonte: http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/revistadetransito/2006/detransitoedicao41.pdf


acessado em 19/11/2008 ás 14h48



TECNOLOGIA NA SAÚDE (Fototerapia)


Hoje, um dos procedimentos que apresenta maior crescimento
na dermatologia cosmética é o rejuvenescimento cutâneo,
buscando reverter ou minimizar os efeitos do fotoenvelhecimento
e do envelhecimento cronológico.
A evolução dos LEDs permite um tratamento avançado, utilizando
técnicas fototerapêuticas menos invasivas, que não promovem
dano à pele, não necessitam tempo de recuperação,
sem restrição quanto ao tipo de pele, que podem ser usados
em qualquer época do ano e que pode ser aplicado também
em outros casos, como na acne, no alívio da dor ou no transplante capilar não ficando restrito ao envelhecimento.

Fonte: http://www.industra.com.br/industra/admin/arquivos/mnindustra1.pdf acessado em 19/11/08 ás 15h14


Tecnologia e qualidade de vida

.

Tecnologia, ao pronunciarmos essa expressão logo nos vêem á mente o computador, a máquina, a ferramenta, o domínio do homem sobre a natureza utilizando-se do conhecimento ou de algum material físico para intervir e dominá-la.

Quando paramos um pouco e pensamos mais, logo lembramos dos meios de comunicação social da brevidade das notícias, do telefone celular que tão minúsculo aparelho, possui tamanha função, abrangência ou possibilidade de conectar-se instantaneamente e transmitir as mensagens para tantos lugares do planeta. A televisão a cabo, a digital, o microondas e tantas outras máquinas, modernas, atraentes, verdadeiros objetos de cobiça especialmente para o público jovem. Mas poderíamos refletir sobre o que de bom nos fornecem? A serviço de quem utilizamos tantas ferramentas modernas; até que ponto facilita a vida e nos ajudam a preservar o ambiente?
Diante de algumas vivências não podemos deixar de constatar sobre o que levou o ser humano a esse nível de produção. Será o conhecimento, da engenharia, da ciência, da arte, da educação, qual área do conhecimento produziu tamanho feito para a humanidade? Qual a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da preservação do ambiente, afinal a tecnologia está na roupa, no perfume, nos remédios, nos materiais que usamos, nos alimentos que consumimos, em praticamente todas as atividades que desenvolvemos.
Para Marx: “a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza o processo imediato de produção de sua vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que delas decorrem.”(Marx, apud Ruy Gama, 1987,p.208) . Neste sentido, a tecnologia identifica-se como o modo de viver de uma sociedade, ela revela seus hábitos, costumes, modos de produção, economia, de moradia, alimentação e muitos outros aspectos significativos de uma coletividade.
Tecnologia do Grego, tekhno (de tekhné arte) “é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e ou utilizados a partir de tal conhecimento e dependendo da contextualização pode ser: “as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, proporcionando desta forma uma evolução nas atividades humanas.
Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada e tem sido a área mais desafiadora para os jovens talentos da própria organização porque desafiados a criar, produzir e socializar conhecimentos estão respondendo e superando as expectativas, curiosos, estão (re)inventando, ensinando e aprendendo nesta tarefa pedagógicas de diuturnamente socializar os conhecimentos, contribuir para a formação humana e profissional, produzir materiais didático pedagógicos, e instrucionais, divulgar e promover os programas e projetos desenvolvidos. E elaborar os que queremos implementar.


Fonte: http://www.chapeco.sc.gov.br/aaru/?p=180 acessado em 19/11/2008 ás 14hs21

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

Tecnologia não se aplica somente ao que temos hoje, como computadores, celulares, dvd´s, carros, etc. Tecnologia é teoria geral e estudos especializados sobre os procedimentos, instrumentos e objetos próprios de qualquer técnica, arte ou ofício; técnica moderna e sofisticada; linguagem específica de uma arte ou ciência, portanto em todas as épocas, sempre tivemos tecnologia. Mas o que nos deixa preocupados, é a nossa incapacidade de reproduzir coisas simples para nossos antepassados. Somos dependentes de tudo, do supermercado, da padaria, do posto de combustível, a distribuidora de gás. Você já ficou sem luz? Sem gás de cozinha? Desaprendemos tudo que nossos antepassados passaram milhares de anos para aprender e descobrir, como por exemplo, a agricultura. Você sabe plantar pra comer se for preciso? Sabe fazer fogo sem a caixa de fósforos? Como seria sua vida sem energia elétrica? A tecnologia pode ser boa ou má; tudo depende de como é utilizada por você.

O que é Software

Veja no vídeo acima uma breve explicação sobre o que é, e como funciona um software

Fonte: http://br.youtube.com/watch?v=UvWRhnc_77Y Acessado em 17/11/08 ás 16h20

Apresentação do ''Pet''

Na última sexta-feira 14, assistimos a uma apresentação do ''Pet 6 Novas Conexões'', onde 5 grupos nos mostraram o seu trabalho, que foi criar algumas empresas. Havía uma empresa de tecidos, uma ong que ajudava cães de rua, outra de tênis, uma proposta de cantina para alunos do Senac e uma equipe que inseria moradores de rua na sociedade através da reciclagem. Cada grupo apresentou sua empresa, nos passou como ela foi criada, e como funciona. Depois das apresentações, cada grupo respondeu as nossas curiosidades. Achamos interessante o fato de todas as empresas ajudarem de alguma forma pessoas ou animais. Apesar do nervosismo, o jovem grupo do ''Pet'' se saiu muito bem. Parabéns!

Software Livre e Software Proprietário, o que são?


SOFTWARE LIVRE


Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário atender a alguma restrição imposta pelo fornecedor.
A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de se repassar os códigos-fonte bem como, quando possível, os arquivos binários gerados da compilação desses códigos, seja em sua versão original ou modificada. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.
Para que seja possível estudar ou modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter acesso ao código-fonte. Por isso a disponibilidade desses arquivos é pré-requisito para a liberdade do software. Cada licença determina como será feito o fornecimento do fonte para distribuições típicas, como é o caso de distribuições em mídia portátil somente com os códigos binários já finalizados (sem o fonte). No caso da licença GPL, a fonte deve ser disponibilizada em local de onde possa ser acessado, ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (exceto transporte e mídia).
Para que essas liberdades sejam reais, elas devem ser irrevogáveis. Caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, o software não é livre.
Tais liberdades não fazem referência aos custos envolvidos. É possível que um software-livre não seja gratuito. Quando gratuito, empresas podem explorá-lo comercialmente através do serviço envolvido (principalmente suporte).
A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL, a mais conhecida.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre Acessado em 17/11/08 ás 14h27



Software Proprietário


Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
Alguns dos mais conhecidos software proprietários são o Microsoft Windows, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_propriet%C3%A1rio Acessado em 17/11/08 ás 14h31


RELAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE SOFTWARE


Ambos possuem suas vantagens e suas desvantagens, quem decide qual dos dois é melhor acessível a você é você mesmo; no caso do software livre você tem a vantagem de não gastar com absolutamente nada em relação a capital, porém, esses programas ou softwares que são oferecidos de graça podem não possuir a mesma qualidade que os softwares pagos, mas ainda assim muita gente se disponibiliza a correr esse risco, até porque esse tipo de programa costuma ser muito mais prático e dinâmico.

Já os software proprietários possuem um custo de instalação aos usuários que se interessarem, todos eles são muito complexos e leva algum tempo até você se acostumar com que está manuseando, mas nada que uma boa dose de "prática" não resolva; ao contrário dos programas gratuitos, você não tem muita liberdade, porém as opções desses programas não deixam nada a desejar, eles lhe possibilitam a criar play bescks com uma linha de mais de 78 instrumentos até emagrecer ou diminuir rugas de pessoas. Esse tipo de software também lhe oferece a opção de você testá-lo antes de você efetuar a compra, você pode se disponibilizar de alguns dos recursos do programa gratuitamente por um período de até uns quinze dias.

Resumindo, você decidirá se prefere pagar mais por uma qualidade maior, ou se prefere usufruir de um programa limitado porém, sem gastar nada com isso.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tatiane da Silva




Idade: 18 anos
Escolaridade: Ensino médio completo
Comida Favorita: massas
O que faz nas horas vagas: danço
Objetivo de vida: ser feliz na área profissional

Alan Augusto Alvino


Idade: 16 anos



Escolaridade: Cursando Ensino Médio



Comida Favorita: PIZZA, MACARRÃO, PÃO DE QUEIJO, X-TUDO E LASANHA.



O que faz nas horas vagas: durmo



Objetivo de vida: crescer na minha empresa

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Evite cair nas armadilhas dos sites falsos de emprego

Quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho vai encontrar vários sites de emprego na internet para cadastramento de currículo e até anúncios de vagas em aberto. Entretanto, o uso desses serviços exige que os candidatos adotem algumas medidas de segurança antes de sair por ai divulgando dados pessoais. Fique atento para não cair em páginas falsas e suas informações pararem nas mãos de crackers que podem usá-las indevidamente.
Os crackers podem explorar os dados pessoais da vítima para emitir documentos e até abrir contas bancárias. Com os números do RG ou CPF, por exemplo, é possível checar o imposto de renda e até a declaração de alguém.

Como se precaver

Muitas pessoas se tornam vítimas dos crackers por falta de atenção, observa Charles Simão, analista de segurança da Trend Micro. "Como na internet a pessoa tem tudo na mão, ela toma menos cuidado. Assim, sozinha em casa, acaba baixando a guarda”, constata o especialista.
Simão diz que ninguém imagina encontrar um cibercriminoso do outro lado. “Ao acessar uma página que oferece alguma coisa boa, os internautas ficam eufóricos e entregam informações confidenciais, que não repassariam nem para um amigo", ressalta.
O especialista da Trend observa que as pessoas têm o costume de clicar em qualquer link que vêem, e colocam seus dados pessoais em qualquer lugar. “Isso é como dar a chave de casa para o ladrão. Ele nem precisa arrombar a porta", emenda.
O analista afirma que há muito programas gratuitos na web que classificam a reputação de um site. Eles fornecem informações das páginas, tempo de atividade e dizem se são seguros ou trazem algum risco.

Desconfie dos sites que oferecem vantagem


Marcy Cuzziol, advogada especializada em direito eletrônico, aconselha que os internautas fiquem alertas quando uma página oferece muitas vantagens, como emprego garantido em poucos meses, por exemplo. Durante o cadastro do currículo neste tipo de site, é bom ler o contrato com muito cuidado antes de clicar no botão "aceito" ou "concordo".
O internauta também pode tentar levantar o nome do provedor de acesso para checar informações sobre o site, procurar alguém conhecido que já usou o serviço, entrar em contato com os administradores por meio de telefone enviar e-mail para solucionar suas dúvidas. "Caso, não obtenha resposta, fica complicado. Se desconfiar, não se cadastre", afirma Marcy. Fique atento mesmo com as páginas com design arrojados. Elas também podem ser falsas.


O que a Vítima pode fazer



Segundo a advogada, além de notificar o prestador de serviço da página, a pessoa lesada por algum golpe, deve reunir documentos (como a impressão do currículo no site e cobranças bancárias) e ir até uma delegacia de crimes virtuais para dar entrada em um boletim de ocorrência.
"Este é o melhor caminho por enquanto", argumenta Marcy. Os policiais especializados podem investigar o ocorrido e até achar o cibercriminoso, caso o provedor seja brasileiro.
Em São Paulo, o procedimento pode ser feito no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que fica na Av. Zack Narchi, nº 152, Carandiru. O telefone de contato é (11) 6221-7011. Nos outros Estados brasileiros, é aconselhável procurar a Secretaria de Segurança Pública para obter mais informações.
"Caso a vítima tenha sido roubada por um cracker, os bancos fazem uma investigação. Comprovado o problema, eles podem ressarcir quem foi lesado", diz advogada.Simão, analista de segurança da Trend afirma que é possível retirar informações pessoais do ar.
"O problema é que em muitos destes golpes o provedor é conivente com ações criminosas, e o país onde o site está hospedado não tem legislação para isso”, afirma. Nações como a China, Marrocos, Letônia e Rússia, são alguns exemplos disso. O especialista explica que no Brasil isso é mais fácil de ser solucionado, apesar de considerar a legislação local ineficiente para crimes eletrônicos.


Referência: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=735 acessado em 12/11/2008 ás 16h30

Valquíria Rezende da Silva




Idade: 18 anos


Escolaridade: Cursando ensino superior (Letras)


O que gosta de fazer nas horas vagas: Caminhar, ler, dirigir


Comida Favorita: Macarrão com creme de leite


Objetivo de Vida: Ter estabilidade financeira e construir minha família

Ingride Ariane Gonçalves







Idade: 19 anos



Escolaridade: Segundo grau completo



Comida Favorita: Lasanha



O que gosta de fazer nas Horas Vagas: Gosto de viajar, e ouvir música (sertanejo, pagode, funk, dance)



Objetivo de Vida: Fazer faculdade de Biomedicina

Leandro da Silva




Idade: 17 anos


Escolaridade: Cursando o ensino médio


Comida Favorita: Macarrão


O que Gosta de Fazer nas Horas Vagas: Assisto Anime, toco guitarra e escuto muita música de qualidade ( Power metal, Heavy Metal, Rock n´roll, Hard Rock, Grunge e Punk)


Objetivo de Vida: Trabalhar em uma editora de mangás profissional e me apresentar no próximo Wacken Open Air Festival

Rodrigo Estevam de Matos




Idade: 15 anos


Escolaridade: Cursando o ensino médio


O que Gosta de Fazer nas horas Vagas: Jogo Basquete, Ouço Música (Rap, pagode, psy, funk)


Comida Favorita: Lasanha


Objetivo de vida: Ter uma familia e ser feliz