quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Tecnologia e qualidade de vida

.

Tecnologia, ao pronunciarmos essa expressão logo nos vêem á mente o computador, a máquina, a ferramenta, o domínio do homem sobre a natureza utilizando-se do conhecimento ou de algum material físico para intervir e dominá-la.

Quando paramos um pouco e pensamos mais, logo lembramos dos meios de comunicação social da brevidade das notícias, do telefone celular que tão minúsculo aparelho, possui tamanha função, abrangência ou possibilidade de conectar-se instantaneamente e transmitir as mensagens para tantos lugares do planeta. A televisão a cabo, a digital, o microondas e tantas outras máquinas, modernas, atraentes, verdadeiros objetos de cobiça especialmente para o público jovem. Mas poderíamos refletir sobre o que de bom nos fornecem? A serviço de quem utilizamos tantas ferramentas modernas; até que ponto facilita a vida e nos ajudam a preservar o ambiente?
Diante de algumas vivências não podemos deixar de constatar sobre o que levou o ser humano a esse nível de produção. Será o conhecimento, da engenharia, da ciência, da arte, da educação, qual área do conhecimento produziu tamanho feito para a humanidade? Qual a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e da preservação do ambiente, afinal a tecnologia está na roupa, no perfume, nos remédios, nos materiais que usamos, nos alimentos que consumimos, em praticamente todas as atividades que desenvolvemos.
Para Marx: “a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza o processo imediato de produção de sua vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que delas decorrem.”(Marx, apud Ruy Gama, 1987,p.208) . Neste sentido, a tecnologia identifica-se como o modo de viver de uma sociedade, ela revela seus hábitos, costumes, modos de produção, economia, de moradia, alimentação e muitos outros aspectos significativos de uma coletividade.
Tecnologia do Grego, tekhno (de tekhné arte) “é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e ou utilizados a partir de tal conhecimento e dependendo da contextualização pode ser: “as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; As técnicas, conhecimentos, métodos, proporcionando desta forma uma evolução nas atividades humanas.
Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada e tem sido a área mais desafiadora para os jovens talentos da própria organização porque desafiados a criar, produzir e socializar conhecimentos estão respondendo e superando as expectativas, curiosos, estão (re)inventando, ensinando e aprendendo nesta tarefa pedagógicas de diuturnamente socializar os conhecimentos, contribuir para a formação humana e profissional, produzir materiais didático pedagógicos, e instrucionais, divulgar e promover os programas e projetos desenvolvidos. E elaborar os que queremos implementar.


Fonte: http://www.chapeco.sc.gov.br/aaru/?p=180 acessado em 19/11/2008 ás 14hs21

Nenhum comentário: